.

Tratamentos disponíveis na Gedcenter são destaque no Jornal Tribuna de Minas


Um terço da população mundial está obesa. Até 2025, a previsão é de 2,3 bilhões de adultos muito acima do peso, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a considerar a obesidade como o principal problema de saúde global. Uma das novidades do mercado que se apresenta como solução menos invasiva e reversível, com ótimos resultados metabólicos: é o balão intragástrico ajustável, com terapia garantida por até um ano. 

Implantado e retirado por endoscopia, o procedimento é muito mais simples que uma cirurgia bariátrica, com indicação mais ampla, especialmente em relação ao IMC (Índice de Massa Corporal), liberado para valores acima de 27. Mesmo sendo considerado um método não invasivo, o fabricante do dispositivo busca parceiros de alta qualidade. No caso do Gedcenter, a clínica oferece todas as condições para o sucesso desta opção pelo cliente. Da segurança no procedimento de implantação, acompanhamento e retirada, com um time de endoscopistas de alta performance, ao suporte terapêutico, todo o tratamento é criterioso. Lincoln Ferreira, Laura Ornellas e Karla Cimino, além de fazerem o procedimento, lideram a equipe de especialistas e de um grupo multidisciplinar fundamental para obter o resultado que o dispositivo precisa para ser a alternativa reversível para tratamento da obesidade.

Além do aporte tecnológico da clínica, o acolhimento do paciente no Gedcenter, no pré e pós-procedimento, é fundamental. O paciente conta com o acompanhamento das gastroenterologistas Aline Lima Oliveira e Eliane de Paula e a clínica ainda indica orientação psicológica, se o paciente não tiver um profissional que já o acompanhe, e nutricionista dedicado à reeducação alimentar indispensável ao sucesso da terapia, pois se trata de uma readaptação do organismo, visando efeito de longo prazo. E com um plus exclusivo: “team coach” que propõe tratar aspectos da inteligência emocional com foco na reprogramação de crenças, com resultados direcionados à doença, à obesidade.

Saiba como funciona o balão intragástrico ajustável

O balão é um dispositivo de silicone preenchido com soro fisiológico e corante azul de metileno. É colocado no estômago por endoscopia, sem cirurgia. A principal vantagem de sua evolução tecnológica em relação ao modelo convencional é ser ajustável, possibilitando inflar e desinflar sem necessidade de remover o dispositivo do estômago durante o tratamento, também por endoscopia.

Procedimento simples, cuidados rigorosos

O procedimento é feito por endoscopia convencional, ou seja, não há incisões ou internação. Ele é implantado, ajustado e retirado no Gedcenter. É realizado sob sedação anestésica e, apenas no dia do procedimento, o paciente não pode exercer suas atividades habituais.

O dispositivo é introduzido no estômago sem provocar alterações no esôfago ou duodeno. Ele é inserido na ponta do próprio endoscópio e inflado ao ser posicionado corretamente no estômago.

O organismo, com o tempo, tenta “burlar” o efeito do balão, pois o estômago “acostuma-se” com o dispositivo. A vantagem do balão ajustável é poder ser “reinflado”, preenchido com solução salina, voltando a cumprir seu papel de ocupar espaço no estômago, potencializando o efeito esperado, com mais tempo para o emagrecimento acontecer dentro da meta desejada pelo cliente.  

https://youtu.be/1VAsnkFmFpM

Prévia, indicações e cuidados pós-procedimento

   Emagrecer não é fácil. Não há mágica. Mas o balão facilita muito a vida do paciente. Para a endoscopia bastam 8 horas de jejum absoluto, como é comum no processo para diagnóstico. Em até 30 minutos, o balão está implantado. A indicação do médico é fundamental, mas para sobrepeso em qualquer nível, a partir de IMC a partir de 27 – para bariátrica já é acima de 37. E o balão também pode ser indicado para pacientes de alto nível de obesidade que precisam eliminar peso e reduzir risco cirúrgico antes de se submeter a bariátrica ou a outra cirurgia.

   O balão também não dá resultado sozinho. É indicada uma dieta similar a do procedimento cirúrgico: primeiros dias, líquida e pastosa, até progressiva adaptação a volume e quantidades adequadas para seguir o peso desejado. Daí a importância do acompanhamento multidisciplinar e do “team coach”.

   O balão é Indicado para adultos, sendo que jovens de 16 a 18 anos e idosos necessitam de avaliação rigorosa para se submeterem ao procedimento. Mas o procedimento é contraindicado nos casos de hérnia hiatal, estreitamento ou divertículo de esôfago, lesões potencialmente hemorrágicas, cirurgia gástrica ou intestinal, doença inflamatória, uso de anti-inflamatórios, anticoagulantes, álcool ou drogas e transtornos psíquicos.

EndoStim: novidade no tratamento do refluxo

A tecnologia aplicada à saúde também soluciona um problema comum ao obeso e a uma grande parte da população que sofre com refluxo. A novidade, revolucionária neste quesito, é o EndoStim, um estimulador – similar a um marcapasso para o coração – que é implantado sobre a pele e emite impulsos elétricos em intervalos regulares que fortalecem o esfíncter para evitar o refluxo.

O enfraquecimento do esfíncter (válvula) e os seus relaxamentos transitórios liberam a passagem dos líquidos do estômago, provocando sintomas como azia, refluxo ácido, dor atrás do esterno e afeta o sono, em muitos pacientes. Quem toma medicamentos bloqueadores de ácido todos os dias para controlar estes sintomas tem agora como recurso, minimamente invasivo, o EndoStim. Pois, é a flacidez deste músculo que desencadeia a típica azia e o refluxo que, ocorrendo de forma frequente, podem levar a danos graves ao esôfago. Esta condição é chamada de DRGE (doença do refluxo gastroesofásico) que também pode ser composta com outros sintomas como dificuldade de deglutição, retorno de alimentos/líquidos e rouquidão.

O EndoStim age diretamente na causa da DRGE. Ele é composto pelo estimulador e dois eletrodos. O dispositivo, implantado por laparoscopia no esfíncter, emite impulsos elétricos em intervalos e períodos programados restabelecendo a função natural do tecido, até reduzir e eliminar o refluxo. A programação do estimulador é feita externamente.

Entenda o procedimento, clicando no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=rLIPy78vBp0




Agende sua consulta

Horário de atendimento

Segunda a sexta08:00 às 17:00
Sábado09:00 às 12:00
Nosso atendimento vai de segunda a sábado
Segunda a sexta07:30 às 18:30
Sábado07:00 às 11:00


Ethar ums ser quidem rerum facilis dolores nemis omnis fugats vitaes
nemo minima rerums unsers sadips amets. Sed ut perspiciatis unde omnis
iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, t
Loader2